PALACETE TAVARES

Mais uma vitória da AMOFONTE





A AMOFONTE solicitou ao D.G.P.C em 2003, o tombamento do belo Palacete Tavares, com a justificativa do historiador Prof. Milton Teixeira e o Decreto 27649 de 6 de março de 2007, assinado pelo Prefeito César Maia, acolheu a solicitação de nossa associação.

JUSTIFICATIVA PARA O TOMBAMENTO DO PALACETE TAVARES - RUA ALTE. GUILHOBEL, 5 – LAGOA
Prof. Milton Teixeira
O bairro da Fonte da Saudade, onde se insere a rua Almirante Guilhobel, foi criado a partir do Projeto de Alinhamento no. 2396, de 29 de maio de 1935, aprovado pelo Prefeito Pedro Ernesto. O projeto foi elaborado em duas folhas de papel Ozalid pelo Consultório Técnico Washington de Azevedo para a Empresa Darke S/A, proprietária do terreno em questão. O Decreto 5699, de 24 de janeiro de 1936, assinado pelo próprio Pedro Ernesto, reconheceu as ruas e a denominação.

Segundo José Teixeira Júnior, Diretor Financeiro da Darke S/A e único funcionário ainda vivo desta empresa, neste mesmo ano o Sr. Jacy Tavares
adquiriu os lotes 1, 3 e 5 da mesma rua, em posição privilegiada, com fachada confrontante tanto para a rua Almirante Guilhobel quanto para a rua Fonte da Saudade. O Sr. Jacy Tavares era comerciante, dono da Farmácia Jacy, na rua do Catete, com alto prestígio no mercado, chegando a fornecer por vezes, medicamentos ao Palácio do Catete. 

Em 1936 foi erguida esta sua residência apalacetada, em estilo eclético, com inspiração na idade média italiana. Nela residiu por mais de 40 anos, quando então foi alugada para sediar uma clínica, atividade que manteve por mais de dez anos. Sofreu então algumas reformas que não a desfiguraram. Presentemente, encontra-se desocupada.

A casa ainda possui rica serralheria em estilo medieval, em ferro batido e fundido, com brasões heráldicos e raros motivos zoomorfos de dragões. entre os detalhes de serralheria mais interessantes, podemos ressaltar o gradil externo, ainda original e intacto; as arandelas existentes no hall principal e superior, com motivos de dragões, o guarda corpo das escadas, em motivos florais e os dois grandes lustres, feitos especialmente para a casa. Os estuques que formam uma sanca em torno dos ambientes nobres, em motivos fitomorfos acompanham o estilo da casa. 



O vão da escada ainda possui rico vitral com cena de gênero, não assinada, mas contemporânea da construção da casa. Outros acabamentos em vitral, no banheiro e cômodos nobres ainda estão intactos. As portas em marcenaria de estilo ainda estão nos vãos originais, bem como a maioria das janelas antigas. A casa possui ainda dois pequenos chafarizes com seus tanques, um externo, em azulejo e pedra, faltando a carranca em metal onde jorrava água. O outro, no patamar da escada, em mármore branco e carranca de bronze, está intacto. 

Os banheiros foram reformados em data posterior à construção, mas manteve-se o ambiente estilo "anos" 40. A casa em geral está em bom estado de conservação, necessitando de algumas obras de manutenção, poucas, haja vista a excepcional qualidade dos materiais empregados. A garagem e a residência de empregados, nos fundos, são obras recentes e improvisadas, destoando do resto da construção.

Pela qualidade artística deste imóvel, por sua originalidade, estado excepcional de conservação e pelo fato de ser a única casa com este estilo em todo o bairro, e com ancianidade que beira os 65 anos, justificam sua preservação em todos os seus detalhes, com a sugestão de uma futura  utilização cultural, à semelhança do que já foi feito, como por exemplo, com o castelinho de idêntico estilo na rua Dois de Dezembro, no Flamengo.

DECRETO N° 27649 DE 6 DE MARÇO DE 2007

Determina o tombamento definitivo do bem que menciona, localizado no bairro da lagoa IV R.A. e estabelece critérios para a sua proteção.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e, considerando o significativo valor histórico, arquitetônico e cultural desta edificação e a importância de se preservar um marco referencial arquitetônico e registro histórico característico da ocupação do entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas na primeira metade do século XIX;
considerando a necessidade de salvaguardá-la de ações que prejudiquem sua integridade e sua ambiência;
considerando os estudos elaborados pela Secretaria Extraordinária de
Promoção, Defesa, Desenvolvimento e Revitalização do Patrimônio e da Memória Histórico-Cultural da Cidade do Rio de Janeiro, SEDREPAHC;
considerando o pronunciamento do Conselho Municipal de Proteção do
Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, que consta no processo 12/001540/02;

DECRETA

Art. 1.º Fica tombado definitivamente, nos termos do Art. 1o da Lei 166, de 27 de maio de 1980, o Palacete Tavares, localizado na Rua Almirante Guilhobel nº 5, com endereço também pela Rua Fonte da Saudade,nº 277 no bairro da Lagoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário